Facebook anuncia mais novidades e alterações no News Feed

por Amber Filgueiras

Com o foco no acesso mobile – e alguma “inspiração” no Google Plus – as novidades anunciadas hoje pelo Facebook incluem três principais mudanças: diversos news Feed, com histórias específicas (fotos, música, games), imagens mais largas e design único para acesso via web e mobile (amém!).

Mark disse que a ideia é transformar o mural do usuário em um “jornal personalizado”. A multiplicidade de Feeds vai permitir que ele selecione o conteúdo que deseja ver:

– “Todos os amigos” mostra as atualizações de todos;
– “Fotos” mostra apenas imagens postadas, incluindo aqui as compartilhadas via instagram;
– “Música”, que permite ao usuário ver posts com as músicas que ele gosta e o que seus amigos estão ouvindo;
– “Seguindo” será o feed em que o usuário encontrará as últimas atualizações das páginas que ele curte e das pessoas que ele segue.

O novo design dá mais foco aos posts com foto, mapas e eventos, e ainda inclui uma barra de navegação lateral. “A forma como compartilhamos hoje em dia mudou, e por isso foi necessário adequar o News Feed”, disse Mark. Segundo ele, hoje 50% do conteúdo compartilhado na rede baseia-se em imagens.

Nada foi dito sobre o impacto que essas mudanças terão nas páginas de marca, mas a gente já prevê que a multiplicidade de Feeds possibilitará às empresas direcionarem melhor seus anúncios, levando-os para o mural de notícias que tiver maior pertinência com o conteúdo de cada página.

Em tablets e smartphones, as alterações serão feitas até o final de março. Na versão web, elas começam a ser implementadas a partir de hoje, mas de modo gradual. Quem quiser, já pode entrar na lista de espera para obter as alterações antes: www.facebook.com/newsfeed.


Update: de acordo com material oficial do Facebook, não haverá mudanças no algorítmo do Feed de notícias, apenas no design. Outro ponto importante é que as mudanças serão implementada para uma pequena porcentagem de pessoas nas  próximas semanas, de modo que não haverá impacto imediato no desempenho da mídia paga ou orgânica.

Para as páginas, algumas novidades bacanas: as histórias que mostram a opção “Curtir Página” agora exibirão a foto de capa. E algumas publicações com fotos feitas pelas páginas poderão exibir o post (legenda) sobre ela, como mostra a imagem.

Screen Shot 2013-03-07 at 6.33.35 PM
E aí, curtiu?


This entry was posted in w3haus. Bookmark the permalink.

One Response to Facebook anuncia mais novidades e alterações no News Feed

  1. Andréia Matos says:

    Com certeza vai melhorar muito o acesso….